Coordenador : Rita de Cássia Martins Montezuma
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 378810.2199.163154.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Meio Ambiente
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Comunidade universitária, escolar, moradores de quilombos, favelas e periferias.
Local de atuação: Laboratório de Ecologia e Biogeografia e LabTrans (sala 301G), vinculados ao Departamento de Geografia da UFF, para atividades de gabinete.
Objetivo
• Ressaltar a importância dos espaços domésticos extradomiciliares presentes em territórios quilombolas e comunidades do entorno, de forma a dar visibilidade como áreas produtivas que atuam na escala do corpo, da família, comunidade e da cidade. • Identificar as funções socioambientais desempenhadas por unidades produtivas familiares, ou coletivas, existentes na forma dos quintais, áreas comuns ou verdes presentes em área de expansão urbana. • Destacar os quintais como espaço de produção do bem estar físico e mental, buscando resgatar práticas e valores desenvolvidos no âmbito da sociabilidade, em um contexto de amplas transformações urbanas. • Observar e registrar as brincadeiras das crianças nos quintais: poéticas da infância e do espaço-mundo quintal. •Produzir um acervo em audiovisual com os registros dos principais eventos simbólicos da comunidade, de forma a implementar recursos de difusão da memória, cultura e práticas de sociabilidade da população tradicional, possibilitando sua preservação no âmbito da comunidade, bem como a ampliação do conhecimento e valores na vizinhança e na cidade. • Resgatar e registrar a memória das festas, especialmente dos rituais ocorridos nos quintais produtivos, identificando as suas transformações diante do processo de urbanização vivenciado pela cidade do Rio de Janeiro. • Potencializar a fluência digital dos alunos envolvidos nos projetos sobre os quintais e Propor a construção de blog, como repositório digital. Ressaltamos novamente que todos os objetivos articulam atividades de pesquisa e ensino incorporando o diálogo de saberes entre Escola, Comunidade e Universidade.
Resumo
O projeto de extensão: Meu quintal é maior do que o mundo, visa reencontrar nos quintais as práticas e usos do território associados à produção agrícola e às territorialidades de comunidades rurais com fortes vínculos com a natureza e com o bem comum. Em destaque teremos os quintais do Quilombo Cafundá-Astrogilda e Quilombo do Grotão, além de espaços ressignificados nas periferias dos municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A vida cotidiana das comunidades rurais tem sido fortemente atravessada por mecanismos de dominação, dentre os quais, a especulação imobiliária. O desafio deste projeto de extensão, junto aos bolsistas do ensino médio e às comunidades quilombolas e de periferias, consiste em conhecer os quintais por meio da geograficização das práticas cotidianas. Como premissa consideramos que, ao cuidar da terra de cultivo mais próxima (os quintais) e das crianças - atributos, essencialmente femininos, uma identidade se movimenta e formas de aprender a cultura, com temporalidade e oralidade longas, se(re)criam. Na recriação da cultura, os territórios quilombolas se fortalecem, como também são potencializados os territórios periféricos ap ter valorizadas as suas práticas cotidianas. Assim sendo, este projeto entrelaça conhecimentos da ordem da vida cotidiana - vivenciados nos quilombos e favelas, trabalho de pesquisa junto aos estudantes do ensino médio de escolas parceiras e saberes advindos dos campos da geografia e da educação popular a fim de promover um diálogo de saberes por meio da dialogicidade, tal como proposto por Boaventura (2007) e Freire (1977).